terça-feira, 10 de março de 2015

Resenha: livro "On the road - pé na estrada", Jack Kerouac

 Olá, como vocês estão? Nessa semana, venho falar sobre um clássico do século XX, o livro "On the road - pé na estrada", escrito por Jack Kerouac.

On the road - pé na estrada, Jack Kerouac, livro, resenha

 Publicado pela primeira vez na década de 50, "On the road" se passa nos anos 40. É narrado por Sal Paradise, um jovem escritor, que mora com a tia e tem muitos amigos.

 Como esses amigos fazem na primavera, Sal decide também tirar umas férias e cair na estrada, viajar pegando caronas, algo que se repete durante os anos seguintes. Algumas vezes sozinho, outras em companhia dos amigos; cruzando todo o país, passando por perrengues, ficando sem grana, arrumando trabalhos temporários, encontrando paixões, buscando diversão e conhecendo lugares e pessoas novas.

 "De repente, lá estava eu na Times  Square. Tinha viajado doze mil quilômetros pelo continente americano e estava de volta à Times Square; e ainda por cima bem na hora do rush,  observando com os meus inocentes olhos de estradeiro a loucura completa e o zunido fantástico de Nova York com seus milhões e milhões de habitantes..." (página 139)

 Um de seus amigos e companheiro de viagens é Dean Moriarty: um jovem que passou algum tempo num reformatório, que gosta de dirigir a 120 km por hora e não se prende a nada por muito tempo, um perfeito irresponsável. Ou, na visão de Sal Paradise, um anjo desamparado, a raiz e a alma da Beatitude.

 "Amarguras, recriminações, moralidade, tristeza - tudo lhe pesava nas costas enquanto à sua frente descortinava-se a alegria esfarrapada e extasiante de simplesmente ser." (página 240)

 Em resumo, "On the road" é isso: a história de jovens se aventurando pelas estradas do país, vivendo o que há de melhor e de pior nessa fase da vida, em uma época não muito distante da nossa. Acontece que a forma como a história é narrada é tão fascinante, tão contagiante, que é impossível terminar a leitura sem ter algo despertado dentro de si, uma inquietude, uma vontade de se aventurar, de cair na estrada.

 "On the road" é uma viagem! Uma viagem incrível e alucinante, para a década de 40 (faz tanto tempo e parece que muita coisa não mudou), pelos Estados Unidos, para dentro da cabeça dos jovens, para dentro de si mesmo.
On the road - pé na estrada, Jack Kerouac, livro, resenha

 Na contracapa do livro está escrito que ele foi "responsável por uma das maiores revoluções culturais do século XX", "um livro que transformaria milhares de cabeças, influenciando definitivamente todos os movimentos de vanguarda, do be pop ao rock, o pop, os hippies, o movimento punk e tudo o mais que sacudiu a arte e o comportamento da juventude na segunda metade do século XX". Incrível! Fascinante! Esse livro tem história e merece ser lido.

Detalhes: 380 páginas, ISBN: 8525413208, Editora: L&PM, Skoob.

 Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da indicação da semana. Alguém aí já leu o livro?

 * Se você ainda não está participando da promoção de aniversário do meu blog, que sorteará vários livros, corre e se inscreve clicando aqui.

Até semana que vem!

Maria (blogTwitterfanpage, G+Instagram)

Nenhum comentário:

Postar um comentário