terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Eu te desafio!

Desafio Literário, Skoob, livros

   Olá! Como foram esses dias em que estivemos longe? Já estava com saudade de postar aqui no Boteco. Mas aproveitei esse tempo para... ler muito! Tá, agora uma coisa nova: que tal participarmos de um desafio para lermos mais em 2015? Ou, se você não tem o hábito de ler, que tal topar esse desafio (que vou explicar) e adquirir esse viciante maravilhoso hábito?


   Decidi que vou participar do Desafio Literário Skoob em 2015, e desafio vocês a participarem também!

   "- O que é?
   É uma gincana inspirada no Desafio Literário (http://desafioliterariobyrg.blogspot.com.br/) que pretende estimular a leitura e a interação entre os participantes. A ideia é que possamos usar os livros que já temos em casa, nada de sair comprando mais coisa. Ah, mas eu não tenho todos... Sem problema. Peça a um amigo, empreste da biblioteca, troque, leia em e-book, veja se outro participante tem. Compras, só em último caso.

   - Objetivo
   Ler e resenhar pelo menos 1 livro de cada tema durante o ano de 2015, ou seja, no mínimo 12 livros, 1 de cada tema."

   Não precisa ter blog para participar, as resenhas podem ser postadas no Facebook ou no Skoob, por exemplo. E, ao longo do ano, terão sorteios para premiar os participantes. Ainda sobre as resenhas, não precisam sem super elaboradas, apenas uma opinião sobre determinado livro lido.

   Os temas de 2015 já foram escolhidos por votação:
   - Janeiro: Novinho em folha (o último livro que você comprou/ganhou/baixou/pegou emprestado)
   - Fevereiro: Fantasia
   - Março: Escritoras com ‘A’ maiúsculo (um livro escrito por mulher)
   - Abril: Pega na mentira! (uma história que envolva mentira, falsidade, enganação)
   - Maio: Língua-mãe (livros escritos originalmente em português)
   - Junho: Casais (namorados, casados, separados, viúvos, etc)
   - Julho: Inverno (histórias que se passem em um lugar frio, capas que remetam ao inverno)
   - Agosto: Folclore e Mitologia
   - Setembro: Livros banidos (tem uma lista aqui para ajudar: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_livros_censurados)
   - Outubro: Terror
   - Novembro: Finados (personagens que têm que lidar com a morte – já ocorrida ou iminente)
   - Dezembro: Ganhadores de prêmios (livros/autores vencedores do Jabuti, Nobel, Pulitzer, etc)

   Tirei um tempo para vasculhar minha pequena estante, e consegui achar livros para quase todos os temas (veja a foto dos escolhidos clicando aqui).

   Entre tantos outros desafios que estão sendo iniciados, escolhi participar deste por ser o mais simples que encontrei (além de ter vários amigos virtuais que participarão também, propiciando uma interação mais divertida), a meta não é impossível e achei os temas relativamente fáceis.

   Desafios do tipo são uma forma interessante de fazer com que a gente se organize e se motive mais com as nossas leituras, além da oportunidade de desencalhar aqueles livros que estão parados na nossa estante há muito tempo.

   Quem quiser participar também, é só entrar no grupo no Facebook clicando em Desafio Literário Skoob (se não me engano, o desafio começou no Skoob, por isso o nome, e nesse ano será feito no Facebook). Lá, tem todas as regras bem explicadinhas, dá para tirar dúvidas e bater papo com os outros participantes.

   É só 1 livro por mês, no grupo tem muita gente para dar dicas, sugestões e nos ajudar a ficar motivados, além de ter prêmios para os participantes. Vamos participar, vamos, vamos, vamos? Diz que sim :) !
   No meu primeiro post no Boteco, falei sobre os benefícios que a leitura traz para nossas vidas, ficaria muito contente se vocês se animassem a tentar vencer esse desafio junto comigo.

   * No meu blog pessoal, estou sorteando um exemplar do livro "O Livro do Bem", para participar é só clicar aqui.

Até semana que vem!

Maria (blogTwitterfanpage, G+Instagram)

Nenhum comentário:

Postar um comentário