terça-feira, 11 de novembro de 2014

Livro Uma canção para Jack, Celia Bryce

   Olá pessoal, tudo bem? Hoje venho falar sobre o livro "Uma canção para Jack", escrito pela inglesa Celia Bryce e publicado no Brasil pela Editora Vergara & Riba.

Livro, Uma canção para Jack, Celia Bryce, resenha, trechos, crítica

   Megan Bright tinha 13 anos e levava uma vida comum: estudava, tinha amigas e jogava futebol. Até que os médicos descobriram um tumor em seu cérebro, um câncer. Em sua primeira internação no hospital para fazer quimioterapia, ela ficou frustrada ao saber que teria que ficar na barulhenta e excessivamente colorida ala infantil, junto com várias crianças e bebês. No mesmo dia, Jack apareceu em seu caminho, grandalhão e sorridente.
   Jack era outro paciente com câncer, o único adolescente da ala infantil até então. Um garoto muito bagunceiro e que vivia deixando a equipe do hospital de cabelo em pé.

   "- Vai dar confusão - disse ela, finalmente.
   - De novo? - Jack suspirou de um jeito dramático, apoiou-se nos cotovelos e levantou. Olhou para Megan mais uma vez. - Mas ninguém está prestando a menor atenção - continuou. - Que sentido faz quebrar todas as regras se ninguém te pega?" (página 136)

   Inicialmente, Megan não gostou de Jack, ele era intrometido e esquisito. Mas com a convivência, ela foi pouco a pouco se encantando pelo garoto (assim como eu). Apesar de se meter em confusão constantemente, o garoto parecia ser querido por todos: pelas crianças doentes, pelos familiares delas e pelos funcionários da ala infantil. Isso se devia ao fato de ele ser dono de um sorriso encantador, ter um otimismo e um alto astral contagiantes.
   Jack era um contador de histórias, principalmente de terror. Era um incentivador e um companheiro. Ele tornou mais fáceis os difíceis dias que Megan enfrentou após seu diagnóstico. Ela, por sua vez, também deu a ele um pouco mais de alegria.

   "Jack olhou para o teto, balançando a cabeça como se estivesse contando ou cantando para si mesmo. Ele fazia muito isso, parecia que sempre estava tocando música na cabeça dele." (página 111)

   Jack merecia  não apenas uma, mas todas as canções que se pudessem compor!

   A primeira vez que li a sinopse de "Uma canção para Jack", pensei que o livro pudesse ser parecido com "A Culpa é das Estrelas", do escritor John Green. Me enganei! "Uma canção para Jack" tem sim algumas semelhanças com "A Culpa é das Estrelas": é tão emocionante quanto, fala sobre adolescentes com câncer (assim como tantos outros livros escritos antes destes). Mas em momento algum da leitura me lembrei de "A Culpa é das Estrelas". Os protagonistas são bem mais jovens e muito mais reais do que os criados por John Green. Hazel e Gus viveram um sonho, Megan e Jack viveram a realidade que muitos adolescentes (inclusive brasileiros) devem estar vivendo hoje, nos hospitais especializados no tratamento do câncer.

   O livro é narrado em terceira pessoa, a narração se foca muito mais no que acontece com Megan do que no que acontece com os outros personagens. Senti falta de saber um pouco mais sobre o que os outros personagens pensavam e sentiam.
   Na parte visual, "Uma canção para Jack" é um dos livros mais bonitos que tenho. A colorida capa me encantou desde a primeira vez que a vi. O chapéu, o gato e os chinelos da contracapa são desenhos de elementos presentes na história. As folhas são amareladas, na parte de baixo de cada página de numeração ímpar tem a ilustração de um gatinho, um detalhe muito fofo. As letras e o espaço entre uma linha e outra são de um tamanho bom. Achei a margem externa menor do que a da maioria dos livros que leio.

Livro, Uma canção para Jack, Celia Bryce, resenha, trechos, crítica

   Recomendo "Uma canção para Jack" para quem procura: uma leitura para passar o tempo; um livro para se emocionar; saber um pouco mais sobre o câncer ou um livro que vai ir mexendo com você sem que você seja capaz de se dar conta disso, até que as lágrimas comecem a rolar pelo seu rosto e você esteja perplexo e pensando sobre a vida e o mundo.
 
   "O pai relaxou um pouco.
   - Olha... Eu só quero que você encare a situação como um todo, só isso, não apenas as partes que doem. Não é só dor. Você não pode transformar tudo em dor.
   Megan não disse nada. Doía mesmo. Tudo doía." (página 198)

   Detalhes: 206 páginas, ISBN: 9788576837183, Skoob. Onde comprar online: Americanas.

   Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado da resenha. Alguém aí já leu "Uma canção para Jack"?
   Ah, lá no meu blog pessoal tem várias promoções bacanas, convido vocês para participar: Sorteio da Trilogia A Seleção e Sorteio de livros, brindes e vale-compras da escritora Rô Mierling.

Até semana que vem!

Maria (blogTwitterfanpage, G+Instagram)

3 comentários:

  1. É! Tenho lido e visto muitos filmes em que o câncer é a temática, muitos se tornam melodramáticos demais e outros ensinam a nós olhar a vida de forma diferente. Não conhecia este e já vou procurá-lo, sugiro também um livro lindíssimo que trata sobre o assunto, "Oscar e Senhora Rosa", um dos mais emocionantes: http://www.skoob.com.br/livro/115479-oscar_e_a_senhora_rosa

    ResponderExcluir
  2. Fiquei super curiosa, uma temática dessa é sempre legal de se ler.
    Beijos

    ResponderExcluir