quarta-feira, 17 de setembro de 2014

10 Filmes Nacionais

O cinema nacional ao contrário do que alguns pensam vai muito além das comédias produzidas pela Globo Filmes, infelizmente nem tudo chega a nós por conta da restrita divulgação. Há muitas coisas boas e que merecem ser conhecidas, segue 10 filmes maravilhosos e que fazem a diferença.

Estômago  - 2007, de Marcos Jorge
Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento). 
*Roteiro impecável e envolvente, além de um personagem memorável.

Romance - 2008, de Guel Arraes
Ana e Pedro, dois jovens atores, se apaixonam durante a montagem teatral do romance de Tristão e Isolda. Ao mesmo tempo que recriam a história deste casal mítico que está na origem de todos os casais românticos, eles tentam descobrir para si próprios uma nova forma de se relacionar, menos trágica e mais livre, porém carregada da mesma emoção. Ao narrar o romance contemporâneo de Ana e Pedro, tendo como pano de fundo o romance clássico de Tristão e Isolda, Romance é uma história de amor e uma história sobre o amor.
*Filme charmoso com diálogos afiados e uma história de amor surpreendente.

O Palhaço - 2011, de Selton Mello
Benjamim (Mello) e Valdemar (Paulo José) formam a dupla Pangaré e Puro Sangue, que rodam as estradas do interior com a trupe do Circo Esperança. O palhaço Benjamin, porém, está em crise. Acha que perdeu a graça.
*Um drama sutil, simples e uma bela história de encontro consigo mesmo.

Paraísos Artificiais - 2012, de Marcos Prado
Ambientado nos anos 2000, Paraísos Artificiais conta a história de amor de Nando (Luca Bianchi) e Érika (Nathália Dill). O filme é narrado em três atos: o primeiro se passa em Amsterdã, para onde Nando viaja com seu amigo Patrick (Bernardo Mello) e conhece Érika, DJ internacional; o segundo, alguns anos antes, em uma rave na beira do mar; o terceiro, se passa no Rio de Janeiro, cidade natal de Nando, quando ele enfrenta problemas com seu irmão mais novo, Lipe (César Cardadeiro), e onde, por fim, reencontra Érika.
*Retrata a busca pelos prazeres e suas consequências. É visualmente lindo!

Febre do Rato - 2012, de Cláudio Assis
Febre do rato é uma expressão popular típica da cidade de Recife, que designa alguém que está fora de controle, alguém que está danado. E é assim que Zizo, um poeta inconformado e de atititude anarquista, chama um pequeno tablóide que publica às próprias custas. O personagem está sempre às voltas com o universo que criou ao seu redor. Um mundo todo particular, onde saciar os desafortunados é uma mistura de benefício com altas doses de maldade. Um dia todas as convicções de Zizo parecem ruir ao se deparar com Eneida, a consciência contemporânea e completamente periférica. As relações de Zizo entram em conflito e todos que fazem parte do jogo festivo do anarquista se manifestam de forma egoísta. O conflito entre o indivíduo e a coletividade se instaura.
*Obra prima do cinema nacional, poesia nua e crua.

2 Coelhos  - 2012, de Afonso Poyart
Edgar (Fernando Alves Pinto) encontra-se na mesma situação que a maioria dos brasileiros: espremido entre a criminalidade, que age impunemente, e a maioria do poder público, que só age com o auxilio da corrupção. Cansado de ser vítima desta situação, ele resolve fazer justiça com as próprias mãos e elabora um plano que colocará os criminosos em rota de colisão com políticos gananciosos.
*Filme inovador com um ritmo frenético e sequências fantásticas, a trilha sonora, fotografia, roteiro, todo o conjunto é algo bem diferente.

Cine Holliúdy - 2013, de Halder Gomes
No interior cearense, em meados dos anos 1970, Francisgleydisson (Edmilson Filho) é um pequeno exibidor que luta para manter sua sala aberta, a despeito da chegada das TVs. Após fracassar em uma cidade, ele e sua família se mudam para o município de Pacatuba, onde encontra uma plateia deveras pitoresca para seus filmes.
*Comédia impagável, deliciosa e original retratando situações bem típicas da região, e o sotaque é um personagem a parte. Sensacional!

O Lobo Atrás da Porta - 2013, de Fernando Coimbra
Numa delegacia, um homem (Milhem Cortaz), sua mulher (Fabíula Nascimento) e a amante dele (Leandra Leal) são interrogados. Arrancados pacientemente pelo detetive (Juliano Cazarré), um após o outro, seus depoimentos vão tecendo uma trama de amor passional, obsessão e mentiras que levará a um final completamente inesperado.
*Roteiro de primeira, suspense instigante e atuações marcantes.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho - 2014, de Daniel Ribeiro
Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo.
*Lindo, sensível, é a beleza de se descobrir e de se encontrar no outro.

Quando Eu Era Vivo  - 2014, de Marco Dutra
Júnior (Marat Descartes) volta a morar com a família depois que perdeu o emprego e se separou da esposa. Ao chegar na casa que um dia já foi seu lar, ele se sente um estranho e passa seus dias no sofá do velho Sênior (Antônio Fagundes) remoendo a separação, o desemprego e sonhando com a jovem inquilina Bruna (Sandy). Após achar alguns objetos que pertenciam à sua mãe, Júnior passa a querer saber tudo sobre a história da famíla e desenvolve uma estranha obsessão pelo passado, passando a confundir delírio e realidade
*Diferente, tenso, roteiro envolvente, edição de som e clima claustrofóbicos. É muito mais que um simples filme de terror.

3 comentários:

  1. Nossa, desses eu só assisti 2! Boas dicas!

    http://www.gotinhasdeesperanca.com

    ResponderExcluir
  2. nossa acho que só ouvi falar de uns 3 ou 4 filmes, amei saber mais
    bjs
    ** https://www.youtube.com/crisartigosfemininos **

    ** http://crisartigosfemininos.blogspot.com.br/ **

    ResponderExcluir
  3. Olá, boa tarde!
    Eu já assisti O Palhaço e fiquei tentada p/ assistir Estômago, pela sinopse parece
    ser ótimo.
    Valeu pelas dicas, fds tá chegando eu adoro filmes.

    Bjs

    ResponderExcluir