quarta-feira, 11 de junho de 2014

Top 12 - Os Melhores Filmes de Romance (Especial Dia dos Namorados)

Clichê ou não, é sempre bom assistir filmes que retratam histórias de amor, ainda mais se for juntinho de quem amamos, portanto para celebrar o dia dos namorados selecionei doze títulos bem acessíveis.  Aproveitem!

12- 10 Coisas que eu Odeio em Você (10 Things I Hate About You - 1999)
A situação está tensa na casa dos Stratford. Bianca (Larisa Oleynik) não vê a hora de arranjar um namorado, mas seu pai (Larry Miller) não permite que ela saia com garotos. Após muita insistência, o pai toma uma resolução: Bianca pode namorar, desde que sua irmã, Katharina (Julia Stiles), namore também. Só que Katharina é uma verdadeira megera, que não tem amigos na escola nem em lugar algum. Para resolver a questão, Cameron (Joseph Gordon-Levitt), apaixonado por Bianca, resolve custear Patrick Verona (Heath Ledger) na tentativa de fazer com que Katharina se apaixone por ele.
É um filme adorável e super leve, dá pra passar o tempo e ainda se encantar e matar a saudade do talentoso Heath Ledger. É um marco da sessão da tarde.

11- A Casa do Lago (The Lake House - 2006)
Kate Forster (Sandra Bullock) é uma médica solitária, que morava em uma casa à beira de um lago. Hoje esta casa é ocupada por Alex Wyler (Keanu Reeves), um arquiteto frustrado. Kate passa a trocar cartas com Alex, com quem mantém um relacionamento à distância por 2 anos. É quando, ao se descobrirem apaixonados um pelo outro, eles buscam um meio de se encontrar.
Uma trama elaborada que prende bastante a atenção e fascina pela bela história de amor entre os personagens de Keanu Reeves e Sandra Bullock.

10- ABC do Amor (Little Manhattan - 2005)
Os pais de Gabe estão separados há um ano e meio, mas ainda moram juntos. Gabe é feliz se divertindo com seus amigos, seja jogando basquete na escola ou andando com sua pequena moto pela vizinhança, sem se interessar em momento algum por garotas. Porém a situação muda quando ele começa a ter aulas de caratê, onde passa a praticar com Rosemary Telesco (Charlie Ray), uma amiga de infância. Gabe se apaixona por Rosemary, mas não consegue entender os novos sentimentos que agora possui. Em meio às confusões que sente, ele descobre que Rosemary está prestes a partir para um acampamento de verão e que pode ser transferida para outra escola. É quando Gabe decide deixar a indecisão de lado e lutar para ficar próximo do seu primeiro amor.
O filme é uma delícia, permeado de frases legais e por interpretações simpáticas, é um belo olhar sobre o primeiro amor.

09- Diário de uma Paixão (The Notebook - 2004)
Todo dia um homem visita uma senhora com sérios problemas de saúde que prejudicaram irreversivelmente sua memória. Em cada uma destas visitas, ele lê para ela um capítulo de uma linda história de amor, que começa assim: "Noah era um jovem operário numa pequena cidade. Allie era uma garota rica e culta da capital. Eles se conheceram num parque de diversões e, apaixonados, viveram o mais intenso verão de suas vidas. Porém, por imposição da família de Allie, o jovem casal teve que se separar. Veio a 2ª Guerra Mundial e Allie conheceu um soldado de família tradicional que a pediu em casamento. Sete anos mais tarde, às vésperas de seu casamento, Allie reencontra Noah e tudo vem à tona outra vez, colocando a jovem em um terrível dilema, com o coração dividido entre seu primeiro amor e o belo rapaz que pode lhe oferecer a vida tranquila que sua família sempre sonhou." Enquanto o homem que a visita lhe conta este envolvente romance, a senhora doente parece redescobrir o prazer de emoções há muito adormecidas, relembrando passagens de sua própria juventude.
Dentre todas as adaptações feitas dos livros de Nicholas Sparks, este certamente é o mais apaixonante e o mais adorado pelo público, para quem é sensível lágrimas são inevitáveis, é uma história de amor verdadeira que é capaz de sobreviver a qualquer obstáculo.

08- Um Dia (One Day - 2011)
Dexter e Emma se conhecem durante a faculdade, em 1988, e passam a se encontrar uma vez por ano, durante 20 anos. A história acompanha suas vidas e amores durante o período, até que eles percebem que foram feitos um para o outro. Baseado no livro homônimo de David Nicholls.
Histórias de amor em que final felizes acontecem existem aos montes, difícil é fazer algo que nos emocione e nos deixe surpreendido, "Um Dia" nos traz exatamente o fator surpresa, em que obviedades não existem. As circunstâncias da vida fazem parte do belo roteiro de "Um Dia".

07- O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook - 2012)
Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu absolutamente tudo na vida: sua casa, o emprego e a esposa. Deprimido, ele vai parar em um sanatório, onde fica internado por oito meses. Ao sair, Pat passa a morar com os pais e está decidido a reconstruir sua vida, o que inclui retomar o casamento, passando por cima de todos os problemas que teve. Entretanto, seu novo plano começa a mudar quando ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma garota misteriosa que também tem seus problemas.
Com diálogos rápidos, inteligentes e afiados, a história é franca e meio maluca, pois trata de pessoas com problemas psicológicos, que ora estão felizes, ora se matando, mas tudo se acerta no fim das contas. É muito boa a maneira que os dois vão se aproximando e se apaixonando.

06- Feliz Coincidência (Happy Accidents - 2000)
Ruby Weaver (Marisa Tomei) tem um sério problema para achar o homem certo, tanto que tem um caixa com a fotografia de todos os seus ex-namorados. Sam Deed (Vincent D'Onofrio), seu atual namorado, parece ser diferente: é extremamente gentil e preocupado com ela. Porém algumas coisas com o tempo se revelam surpreendentes, assim ela conta para a sua analista, Maggie Ann Ford (Holland Taylor), detalhes sobre Sam. O mais espantoso é que Sam diz que é do futuro, de 2470 para ser mais exato, e que voltou no tempo para evitar ser processado pela morte da sua irmã, que ele jura para Ruby que foi acidental. Sam viu a foto de Ruby no século XXV quando pesquisava sobre mortes acidentais e acha que quando voltou ao passado foi uma feliz coincidência encontrá-la. Mas há uma notícia que não é boa, pois Ruby morrerá brevemente em um acidente.
Muito interessante e original, o filme é uma comédia romântica com ficção cientifica que surpreende por seu roteiro. Sem dúvida é a dica mais curiosa!

05- A Culpa é das Estrelas (The Fault in Our Stars - 2014)
Diagnosticada com câncer, Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, a jovem é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio e logo conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que vai mudar completamente a sua vida.
É o filme do momento, fiel ao livro ele tende a agradar mais ao público adolescente. É uma opção para se ver a dois e encontrar as belezas do amor em cada minuto juntos.

04- Inquietos (Restless - 2011)
Doente em fase terminal, Annabel (Mia Wasikowska) se apaixona por um garoto (Henry Hopper) que tem uma mania estranha: gosta de frequentar funerais. Juntos, eles têm encontros sobrenaturais com o fantasma de um piloto kamikaze da Segunda Guerra Mundial.
Maravilhoso, sensível e com diálogos primorosos. É o amor que acontece inesperadamente, mas que contém essência e poesia. É deliciosamente melancólico.

03- Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual (Medianeras - 2011)
Martin (Javier Drolas) e Mariana (Pilar López de Ayala) vivem na mesma rua, em edifícios opostos, mas eles nunca se conheceram. Eles andam pelos mesmos lugares mas nunca notaram um ao outro. Quais são as chances deles se conhecerem em uma cidade de três milhões de habitantes? O que os separa, irá uni-los.
Explora-se a solidão e a melancolia da vida em uma grande metrópole, onde ao que parece o acaso é a única força determinante. Medianeras mostra a vida de duas pessoas, um homem e uma mulher que vivem nos dias de hoje, quando a internet e a globalização, ao mesmo tempo em que rompem fronteiras e possibilitam um maior acesso a informação, podem aprisionar as pessoas com suas atrações imediatas.

02- Apenas uma Vez (Once - 2006)
Dublin, Irlanda. Um músico de rua (Glen Hansard) sente-se inseguro para apresentar suas próprias canções. Um dia ele encontra uma jovem mãe (Markéta Inglová), que tenta ainda se encontrar na cidade. Logo eles se aproximam e, ao reconhecer o talento um do outro, começam a ajudar-se mutuamente para que seus sonhos se tornem realidade.
A vida é carregada de escolhas, onde muitas vezes a razão sobrepõe a emoção, o que pode soar óbvio em um filme clichê de comédia romântica, neste é mais realista e os fatores da vida interferem nas grandes esperanças e nos caminhos a seguir. Impecável!

01- Trilogia - Before Sunrise (1995), Sunset (2004), Midnight (2013)
Em Sunrise (1995), Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) ambos jovens, encontram-se num trem, se apaixonam e vivem um romance em Viena. Em Sunset (2004), Jesse e Celine reencontram-se em Paris, adultos e com teses filosóficas do porquê não deram certo quando jovens. Em Midnight (2013), Celine e Jesse são um casal que passa férias na Grécia.
É uma bela trilogia, completa em todos os sentidos, contém uma sensibilidade única sobre o amor, e ainda conta com o fator realidade e o amadurecimento dos atores em seus papéis nos intervalos de cada filme. É, o amor é cheio de imperfeições e desafios, lidar com o outro e mais as circunstâncias ao redor é algo complicado, mas se há aquela força que age sobre os apaixonados, não há limites, tempo, ou problemas. Super recomendado!

3 comentários:

  1. Já olhei várias vezes o filme "10 Coisas que Odeio em Você"... lembro que assisti no colégio a primeira vez. Os outros não lembro se assisti, minha memória para filmes é péssima.
    Arca de Rabiscos

    ResponderExcluir
  2. Já assistir a maioria deles... Uma excelente seleção.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Adorei todos os filmes. E dia dos namorados é bom assistir um filme romantico.

    ResponderExcluir