sexta-feira, 13 de junho de 2014

Entrevistando... Thamyris Aquino



 



Hoje o Boteco de Blogueiros resolveu inovar e inquirir a nossa entrevistadora oficial Thamyris Aquino. Como ela não pode entrevistar a si mesma, achávamos injusto que nossos leitores não pudessem conhecê-la mais de perto. Logo, puxamos de leve o tapete da nossa parceira carioca e torcedora ferrenha do Mengão para que ela mostrasse um pouco de si e o que faz no seu Blogue Utopia Nongrata.




Há quanto tempo tem o blogue e por que Utopia Nongrata?
O blog fez dois anos, no dia trinta de maio. O nome, que hoje não tem muito a ver comigo, foi escolhido porque eu era uma pessoa muito utópica em relação a algumas coisas. E isso não era bem vindo para mim, por isso o NonGrata. Antes o blog se chamava O Meu (Não!) Incrível Mundo. E eu sinceramente, to pensando em colocar esse nome de volta rsrs. Apesar de achar o "Utopia NonGrata" um nome forte.

Sabemos da tua paixão pela música e fotografias, qual a influência de uma na outra para teu blogue?
É meio irônico, pois nenhuma delas são relacionadas. Nunca cheguei a usar um trecho de uma música para servir de legenda em alguma fotografia minha. Assim, são duas paixões. E o que eu procuro evidenciar no blog é: coisas que mais gosto e calhou das duas serem as mais postadas rsrs.

Pensa em fazer uma exposição de fotos?
Penso em um futuro bem distante, ainda tenho um caminho muito longo para trilhar. Sou apenas uma fotógrafa amadora, que às vezes tira umas fotos bem legais rsrs.

Tocas algum instrumento?
Não. Mas em 2006 eu estava aprendendo a tocar violão, mas parei. Fiz aula de canto por três anos e pretendo voltar a fazer os dois.

Qual a foto de maior significado para você, a mais bonita e a que menos gostou?
A de maior significado e a mais bonita é Foto-1Às vezes me pergunto se fui eu quem tirou essa foto rsrs. Ela tem um significado, porque eu consegui capturar um belo pôr-do-sol e um momento de concentração (é o time de remo da Marinha de São Pedro da Aldeia) e porque acho que estou no caminho certo com a fotografia e pós-edição. Apesar de, esses dois últimos, ser um aprendizado todo dia. Mas digo que me superei nessa! 
Foto-2 que considero igualmente bonita, a  Kombi em miniatura, eu gosto porque descobri a grande potência que é o RAW (é um formato de arquivo que ganha mais qualidade) e foi a primeira foto nesse formato que eu tirei com a Ally, o nome da minha Canon t3i.
A que menos gostei é  Foto-3 .Não gosto muito dessa, porque para mim é uma foto sem sentido. Apesar de achá-la criativa.

Sabendo da tua paixão sobre o Rock preciso perguntar. O que acha da música atual no Brasil?
A música atual hoje, eu poderia dizer que é uma música pobre, mas diversificada. É como se pegassem uma mesma letra (com frases diferentes, óbvio) e colocassem em ritmos diferentes. Obviamente há exceções, mas o que ganha espaço é uma música que diz a mesma coisa. Isso é chato.

O que me diz do Rock in Rio onde o que menos toca é Rock?
Muita gente pode se surpreender com a minha declaração, já que sou fã de rock. Mas o festival de música Rock in Rio, nunca foi um festival exclusivo de Rock. Na primeira edição, a de 85, teve MPB. Então, o Rock do 'rock in rio' é mais no sentido de 'agito'.
No mais, acho um bom festival, com uma boa infraestrutura. Só acho que na edição de 2013, o Helloween deveria ter ficado no Palco Mundo e não no Sunset. Rsrs

O que acha da Copa no Brasil?
Assunto polêmico. Há sete anos, quando a Copa foi anunciada, vi muitas pessoas comemorando. Eu fui uma delas. É um megaevento e mexe com uma paixão do brasileiro. Acredito que foram sete anos que poderiam ter sido bem utilizados como, por exemplo, o governo investir pesadamente para os brasileiros no geral, conseguisse falar mais do que "hello" ou "how are you?". Ter uma melhor preparação.

E da política?
Hoje é válido votar no "menos pior". Isso é triste. São as mesmas promessas, as mesmas propostas e o mesmo papo furado. Apesar do PT ter mudado algumas coisas, mas ainda não é o bastante.

Qual a importância da blogosfera na cultura do brasileiro?
É de importância ímpar. Muita coisa dá pra aprender através de blogs. É uma linguagem mais acessível e é democrático. Além de ser uma válvula de escape pra muita gente, como é pra mim.

Se pudesse mudar algo na blogosfera, o que seria? E por quê?
Alguns grupos de divulgação de blogs. Não é da blogosfera, mas é relacionado. Há muitas pessoas que querem a fama pra si, mas não querem ajudar aos outros. Geralmente nesses grupos, há a parte de retribuição de seguidores e muita gente burla isso. Dizendo que "tô seguindo" e na prática não é assim. Acho isso muito prejudicial.

O que acha das redes sociais na vida do blogueiros?
Acho muito válido. Poder alcançar um público que ainda não lê o blog. Ler sobre assuntos que talvez em outras linguagens, seria difícil de entender.

Já houve algum comentário negativo em algum dos seus post? Qual foi a sua reação?
Olha, vou ser sincera. Nunca houve um comentário ofensivo. Já tiveram algumas críticas, mas nada que eu me desesperasse. Na verdade, até me ajudou. A minha reação no início foi ficar um pouco chateada, mas depois eu fiquei feliz. E eu melhorei como blogueira.

Já teve algum incidente com outro blogueiro?
Já. O blogueiro me pediu parceria, mas não queria comentar em um post sequer.

Como rolou este lance de fazer entrevistas? Está gostando? Vai investir nisto?
Pô, tô gostando pra caramba! Conhecer novas pessoas e poder perguntá-las sobre algumas coisas é válido. Espero que eu esteja sendo uma boa entrevistadora. Não sei se investiria, meu amor por fotografar é muito grande! Mas quem sabe né?

Ping pong.
Atriz e Ator: Angelina Jolie e Johnny Depp
Sentimento: Amor
Paixão: Música e Fotografia.
Livro: Run to the Hills – A biografia autorizada – Mick Wall
Expectativa: Me formar ano que vem.
Político: Nenhum
Música: Let it Go – Idina Menzel (trilha sonora de Frozen). E sim, é a música que mais tem a ver comigo ultimamente.
Cantor e Cantora: Bruce Dickinson e Beyoncé
Filme: Power Rangers – O Filme. Eu estraguei a fita VHS gravada de tanto assistir o filme. E depois aluguei umas vinte vezes na locadora.
Banda: Só pode uma? Rsrs. Iron Maiden
Ídolos: Bruce Dickinson, Steve Harris, Dave Murray, Roy Khan, Jorn Lande, Russell Allen, Johnny Depp, Beyoncé, Amy Lee.
Decepção: Política atualmente.
Bebida: Coca Cola.
Cor: Roxo.
Uma frase que defina Thamyris Aquino: Sou uma metamorfose ambulante.


2 comentários:

  1. Adorei a entrevistada de Hoje.
    Thamy eu adoro essa música também Let It Go. Música do momento.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Legal a entrevista... e justo também, já que é a Thamyris quem sempre as faz. Também sou do rock, garota!!! Um abraço!

    ResponderExcluir