terça-feira, 8 de abril de 2014

Porque ler é tudo de bom!

   Olá pessoal do Boteco, tudo bem? Para quem não me conhece, meu nome é Maria, tenho 22 anos, moro em Liberdade (MG), sou estudante de Pedagogia e dona do blog Pétalas de Liberdade.
   Quando o Claudio me falou do projeto "Boteco de Blogueiros", achei a ideia incrível: um espaço para reunir os amigos, bater papo sobre diversos assuntos, um lugar divertido para blogueiros e leitores.
   Aqui no Boteco, toda terça-feira, virei falar sobre livros. Vocês podem pensar; "Como assim, livros? No Boteco?". Mas é claro que sim! Literatura cabe em qualquer lugar, os livros podem mudar sua vida para melhor.
   Segundo uma pesquisa feita em 2012, o brasileiro lê em média 4 livros por ano. Conheço pessoas que leem menos que isso e pessoas que leem dez vezes mais que isso. Pessoas que amam os livros e pessoas que os desprezam. Meu papel aqui no Boteco será mostrar para vocês o quanto os livros são fantásticos.
   Por experiência própria, posso garantir que as informações da imagem abaixo são verdadeiras:
   Algumas pessoas dizem que livros são caros. Mas quem disse que você precisa necessariamente comprar livros? Você pode pegá-los emprestados em bibliotecas públicas ou talvez você tenha amigos leitores que possam te emprestar livros. É possível encontrar milhares livros em formato digital (e-books) gratuitos para ler online ou baixar em sites como Domínio Público e Amazon e até alguns autores disponibilizam suas obras online gratuitamente. Atualmente, é possível ler até pelo celular.
   Várias vezes por ano, sites como Submarino, Americanas e Saraiva tem promoções com livros bons por menos de R$10,00! Sempre posto os links dessas promoções na fanpage do meu blog. Temos os sebos, onde você pode vender os que já leu e comprar livros usados por preços mais baixos (se na sua cidade não tem sebos, o site Estante Virtual é um ótimo sebo online).
   Falta de tempo também não é motivo para não ler. A gente sempre arruma tempo para o que realmente quer fazer. Conheço pessoas que leem no ônibus ou no metrô, na fila do banco, dormem meia hora mais tarde ou acordam meia hora mais cedo, aproveitam os intervalos do trabalho, da escola ou até do programa favorito de tv para ler.
   Já ouvi pessoas dizendo que ler dá dor de cabeça, talvez essas pessoas tenham problema de vista e por isso sintam dor de cabeça não só ao ler, mas em outras atividades também; nesse caso, procurar um oftalmologista é aconselhável. Ou talvez, seja apenas a iluminação que não está boa, ler em locais bem iluminados é o mais indicado.
   Outra coisa que já ouvi, é que ler dá sono. Mas será que a pessoa já não estava com sono antes de começar a leitura?  Por isso é importante testar e descobrir em qual horário cada pessoa tem mais disposição para ler.
   Se você leu um livro e não gostou, tente outro. Se não sabe por onde começar, que tal procurar saber se algum dos seus filmes ou seriados preferidas não foi inspirado num livro? Existem livros para todos os gostos: poesias, contos, romances, mistério, fantasia, biografias, receitas, religiosos. Toda leitura é válida. Mas dou um conselho: não fique só num gênero, arrisque-se, aventure-se e você pode ter surpresas gratificantes.
   E para quem se sente solitário ou até mesmo estranho por não ter com quem conversar sobre livros, o grupo Clube do Livro no Facebook é um espaço bem legal para conversar sobre o assunto e tem quase 30000 participantes (viu só como tem muita gente que gosta de ler?); o Skoob é uma rede social onde é possível postar resenhas, acompanhar lançamentos, fazer trocas e muito mais (quem quiser pode me adicionar lá).

   Agora, me contem, como é a relação de vocês com os livros?
   Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado do post. Na próxima terça estarei de volta.
   Quem quiser, também pode me acompanhar no Twitter e no Instagram.
   Até breve!

11 comentários:

  1. Excelente texto! Tenho certeza que vai incentivar mais ainda a prática da leitura.
    Atualmente não tenho lido tanto por uma série de motivos, mas não deixo de dedicar alguns minutos do meu dia para a leitura, afinal de contas, sou um escritor e escritores precisam ler. No Brasil temos muitos escritores bons, mas que não conseguem viver somente da venda de seus livros por falta de quem os compre. Infelizmente, o número de leitores no nosso país é muito reduzido se comparado a outros países como EUA, Inglaterra, Espanha, Japão... e isso é uma cultura que precisamos mudar.

    O POETA E A MADRUGADA
    opoetaeamadrugada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É possível ler em qualquer lugar.
    Já vi gente lendo até em estádio de futebol, claro que enquanto o jogo não começava.
    A leitura faz parte da aquisição do conhecimento, aliás, é essencial.
    Grande texto, Maria.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu texto, incentivar a leitura é sempre válido! Eu leio menos hoje em dia, mas não perdi o hábito, mesmo que demore meses para terminar um livro. Eu aproveito cada momento em que eu estiver livre, como no ônibus por exemplo!

    ResponderExcluir
  4. Perfeito. Escrevi um livro sobre a homossexualidade (http://fabricioviana.com/livros). Justamente por acreditar que livros educam e ajudam a evoluirmos enquanto pessoas. Boa sorte no teu novo "cantinho".

    ResponderExcluir
  5. Eu (nunca) mas tenho que ler livros. Mas eu adoro ver e ler livros de biografias e diarios de diretores e de atores é bem legal ler esses gêneros. Mas tenho que ler mais e mais livros. Vou começar a ler e muito.

    ResponderExcluir
  6. Olá Mari, boa tarde! Bela postagem de incentivo a leitura,não ler é viver num vácuo, sem cultura, sem sonhos, sem evolução...Hoje leio menos que algum tempo atrás, mas deixar de ler jamais, tenho meu tempinho reservado para leitura...Estou relendo no momento o livro " Cem anos de solidão" de (Gabriel García Márquez). Adorei estar aqui!
    Beijos com carinho
    Marilene

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha!!
    Uma das minhas paixões: LIVROS.
    Lá no BLOG DO PARCEIRO tem espaço para os leitores que simplesmente adoram LER bons livros.
    SEJA BEM-VINDA!!

    http://josenidelima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Mari!!!
    Menina, já sou sua amiga e sei o quanto gosta de ler...bem também aprendi a ler, acredite...com as amigas da internet.
    Realmente o livro nos ajuda e nos faz sentir cada dia mais feliz (ao menos é assim comigo).
    Parabéns por fazer parte desse grupo maravilhoso.
    Sucesso sempre!!!
    Abraços da Bia!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Amo ler!!!!
    E fiquei um tempinho longe deles!!!
    E esse ano voltei, aos poucos, já li 4, enfim, estou na média de 1 por mês!!! Considerando q. tenho um filhote lindo de 2 aninhos ...estou bem...eu leio antes de dormir, nem q. seja um capítulo!!! Assim, eu volto a fazer o q. mais amo!!!!
    Adorei seu post.
    Um super bjo!

    Alê- Bordados e Crochê
    Fã Page

    ResponderExcluir