terça-feira, 22 de abril de 2014

Cem Anos de Solidão, Gabriel García Márquez

   Na última quinta-feira, faleceu o escritor colombiano Gabriel García Márquez, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Uma grande perda para a literatura e para a América Latina especialmente.
   Hoje, trago a resenha de um dos seus livros mais conhecidos: "Cem anos de Solidão".
   "Durante o IV Congresso Internacional da Língua Espanhola, realizado em Cartagena, na Colômbia, em Março de 2007, Cem anos de solidão foi considerada a segunda obra mais importante de toda a literatura hispânica, ficando apenas atrás de Dom Quixote de la Mancha."  
Capa Cem anos de solidão - Gabriel García Márquez, resenha, livro
Contracapa Cem anos de solidão - Gabriel García Márquez

  "Cem anos de solidão" conta a história da família Buendía. José Arcadio Buendía se casou com sua prima Úrsula Iguarán, como todos diziam que do casamento de pessoas da mesma família nasciam aberrações (crianças com rabo de porco por exemplo), José Arcádio e Úrsula decidiram, juntamente com alguns amigos, ir embora do povoado onde moravam e fundaram um novo povoado que recebeu o nome de Macondo.
   No livro, acompanhamos Macondo e os Buendía por mais ou menos cem anos. O vilarejo tem seus anos de glória e também de decadência e guerra, e em todos esse anos os Buendía estão lá.
   José Arcadio Buendía era um homem muito sonhador, talvez um pouco amalucado; Úrsula era uma mulher muito forte, que viveu mais de cem anos. Eles tiveram dois filhos (José Arcadio e Aureliano Buendía), uma filha (Amaranta) e adotaram Rebeca.
   As outras gerações da família foram repetindo os nomes Arcadio e Aureliano para os meninos. As meninas também tinham os nomes de suas antepassadas.
   Este livro de Gabriel García Márquez pode ser classificado como um livro de realismo fantástico; não é totalmente baseado na realidade ou com as histórias bem amarradas: uma pessoa sobe aos céus, outras conversam com fantasmas, vivem mais de cem anos e isso é normal; alguns personagens morrem e o autor não nos conta quem os matou e mesmo assim a história é fascinante. Eu abria o livro e ia parar em Macondo, imaginar os lugares e as pessoas era muito fácil; se parava de ler, continuava pensando no que ia acontecer com os personagens.

   Alguns trechos:
   "Quando Aureliano contou, Pilar Ternera emitiu um riso profundo, a antiga risada expansiva que agora parecia um arrulhar de pombas. Não havia nenhum mistério no coração de um Buendía  que fosse impenetrável para ela, porque um século de baralho e de experiência tinha ensinado que a história da família era uma engrenagem de repetições irreparáveis, uma roda giratória que teria continuado dando voltas até a eternidade, se não fosse o desgaste progressivo e irremediável do eixo." (página 428)
   "Quando a porta fechou, José Arcadio Segundo teve a certeza de que a guerra havia terminado. Anos antes, o coronel Aureliano Buendía tinha lhe falado da fascinação da guerra e havia tratado de demonstrá-la com incontáveis exemplos tirados de sua própria experiência. Ele tinha acreditado. mas na noite em que os militares o olharam sem vê-lo, enquanto pensava na tensão dos últimos meses, na miséria do cárcere, no pânico da estação e no trem carregado de mortos, José Arcadio Segundo chegou à conclusão de que o coronel Aureliano Buendía não tinha sido mais do que um farsante ou um imbecil. Não entendia que tivesse precisado de tantas palavras para explicar o que se sentia na guerra, se uma só palavra bastava: medo." (página 348)
   Detalhes: Editora Record, ISBN: 9788501078896, 448 páginas, página no Skoob.
   É um livro relativamente caro se não levarmos em conta sua importância para a literatura, por isso é bom pesquisar em sebos, livrarias e lojas virtuais; ou procurá-lo em bibliotecas.
   "Cem anos de solidão" é um daqueles livros que você precisa ler para entender o motivo de ser tão bom! Por mais que eu diga, minhas palavras seriam insuficientes para descrever exatamente o que Gabriel García Márquez escreveu!

Até semana que vem!
   Maria (blog, Twitter, fanpage, G+, Skoob, Instagram).

3 comentários: